sábado, 14 de abril de 2012

Antes que ...

Antes que você tenha uns 20 anos, vire pra mim e me diga, "mamãe, que tal vocês me ajudarem com uma graninha para eu fazer uma viagem à Europa?"

Ou antes que você tenha 15 e me fale com entusiasmo da viagem de 1 semana que a turma do colégio vai fazer no mês tal do ano em questão;

ou, mais cedo ainda, antes que você tope dormir na casa de amigos ou viajar com os tios sem a presença do papai e da mamãe ...

... é melhor eu escrever que hoje você ainda não tem a noção de tempo e que o seu tempo é Agora.

E é assim você vai nos alegrando com suas falinhas sobre o ontem, o hoje e o amanhã, vai nos pedindo urgências que a gente grande não consegue encaixar mas às vezes até consegue fazer com que a gente mude de ideia sobre a limitação do tempo, das regras sociais e faça umas coisas "fora de hora" para poder ser recompensado com sua alegria ao dizer:

- É agora que eu quero ir na casa da minha amiga Manu. Já estou chamando o elevador. Vem, vamos!
(voce só de cueca, puxando a porta do elevador)

Do jeitinho que sua amiga Manu fez na 4a. feira ao nos ligar às quase 6 da tarde, rindo copiosa e deliciosamente, dizendo que estava com saudade e queria falar contigo. Vocês conversaram, se entenderam (óbvio!) e insistiram que queriam se ver na 4a. feira à noite. E se viram e se entusiasmaram como só duas crianças felizes podem ser! Ganhei o meu dia com aquele telefonema da Manu. Obrigado Manu.

E ao colocar você para dormir no dia seguinte à "balada" infantil eu ouvi:
- O dia foi muito legal. Aquele dia foi muito legal.
- Ah é, filho, o dia de hoje?
- Aquele dia que a gente foi na casa da Manu.

Falou como se o dia anterior fosse algo distante no tempo, uma falinha com um tom saudoso, uma coisinha muito gostosa de se ouvir.

E na mesma 4a. pela manhã eu até escrevi uma conversinha que tive contigo:
- quando ficar de noite neste dia a gente pode pedir uma pizza?
- não filho, hoje não é dia de pizza
- então quando ficar de noite neste dia a gente pode ir na Tutti pizza?

Ah, e na 5a. feira à noite, ao sairmos à pé para tomar um ar fresco porque chovera a tarde inteira e havíamos ficados entocados, você logou tomou o caminho do shopping (automático) e ao chegar perto do shopping me perguntou:

- mãe, o natal já acabou?

O hoje é TÃO grande para vocês crianças e isto me faz sentir que o hoje também é o dia de todos nós sermos TÃO gratos por vocês como vocês são gratos por nós.

É por isto que todo dia eu sorrio à toa, me orgulho do meu bijuzinho do meu lado, me culpo pelas minhas falhas e invariavelmente me emociono ao te ver dormir tão serenamente no quartinho ao lado do meu.

Obrigado filho.
Mamãe.

Abaixo umas fotinhos de você e a Manu juntos em 29/01/12