quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pessoal, só uma dica


Desde que você começou a assistir ao programa "Os imaginadores", e isto já faz mais de 1/2 ano,  voce se saiu com esta frase, que pegou de um dos episódios:

"Pessoal, só uma dica." "Só uma dica pessoal". É quando quer dar um palpite em alguma conversa, se manifestar.

Outra frase que você soltou, também aprendida em um programa infantil, desta vez com os "Backyardigans",  foi no dia 05/06/2010, lá pelas meia noite e pouco:

Eu havia comprado uns potes novos no supermercado, umas taças de plástico transparente e o papai começou a brincar com você de brindar.

Eu fui envolvida na brincadeira e após brindar falei a frase "à sua saúde!" e lembrei que esta frase eu tirei de um episódio de um desenho animado que a gente assiste, mas não lembrava exatamente qual. Daí eu fiquei perguntando para mim mesma "de qual desenho é esta frase à sua saúde?" "nao estou conseguindo lembrar", e você, prontamente, sem ser perguntado disparou a resposta antes que eu tivesse tempo de falar, "dos backyardigans!!"

Então falando um pouquinho de mídia ...
Com os desenhos, programas infantis, DVDs de músicas, aprende muitas palavras, frases de efeito, brincadeiras, faz de conta, números, letras. Tudo depois repetido e brincado diversas vezes com papai e maãe. O português é impecável: "pra eu fazer", "para eu comer", "mamãe, temos que salvá-los", "mamãe, me ajude", "papai, você é meu amigo". Do inglês repete tudo que "Dora, a aventureira" fala, de "Thomas and friends" - uma verdadeira paixão, inclusive das pessoas grandes aqui de casa - sabe os nomes dos trenzinhos.

Para nós papai e mamãe está perfeitamente entendido que mídia bem selecionada e com controle é boa. Quando que com menos de 3 anos de idade teríamos conseguido te passar através apenas de nossas estórias ou mesmo estórias de livros ou de nossas brincadeiras o que é neve, cachoeira, robôs, naves espaciais, espaço sideral, florestas, dinossauros, carros de corrida, imagens e imagens dos mais diversos animais, canções brasileiras, músicas clássicas, alfabeto e números, instrumentos musicais, circos, profissões, lugares, tantas coisas que por pequenas que sejam encantam e divertem esta cabecinha tão curiosa e feliz em aprender?

E no mesmo dia da frase dos backyardigans e das taças e potes, você nos brindou com uma das suas primeiras obras de arte. Deliberadamente feita por você, total iniciativa sua. Foi assim: começamos a tirar algumas etiquetas dos potes e você começou a se interessar por elas, grudar e desgrudar, grudar e desgrudar. De repente você começou a grudar as etiquetas na poltrona e no tapete. Pedia uma etiqueta e grudava na poltrona, pedia outra etiqueta e grudava no tapete. Foram várias viagens. E você foi montando a sua sequência. Na poltrona só etiquetas verdes, no tapete só as etiquetas brancas.

Bebé! Você fez uma instalação! É assim que se chamam algumas obras que incluem montagens. Instalações. Ai que chique. E eu cliquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário